Estrutura

Setembro de 2010. Um galeão do final do século XVI regressa à Arrentela para, iluminado pelo sol de um Verão que teima em perdurar, repousar em embrião na mesa de trabalho do Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal. 


Baliza mestra com a configuração tradicionalmente redonda dos navios do século XVI. Para além das linhas de água perpendiculares em relação ao eixo da baliza, reporte a verde das linhas correspondentes à 1ª coberta, convés e talabardão. Entalhe generoso no pé da baliza para fixar a baliza na peça axial, que simula a roda de proa, a quilha e o cadaste. 


Conjunto de balizas da mestra para a vante, levantando e recolhendo em arrepio discreto. A baliza 4 V corresponde à ultima da vante, antes da buçarda. Note-se as linhas da habita e sobre-habita do castelo de proa.


Conjunto de balizas da mestra para a ré. O painel de popa em formato de flute para beber champanhe é particularmente gracioso. Repare-se nas linhas a verde correpondentes  à 1ª coberta, ao convés, à tolda, à alcáçova e ao chapitéu. 


Pormenor sobre a futura roda de proa, com uma curvatura muito pronunciada.

Baliza mestra arvorada sobre a peça axial. As linhas de água servem de referência  para verificar a correcção do alinhamento horizontal da baliza em relação ao solo.

Verificando a perpendicularidade da baliza em relação à peça axial e ao solo.


Tridimensionalidade básica do galeão São Paulo.


Repetindo os passos anteriormente referidos a estrutura do galeão ganha forma de navio possante, com grande capacidade de carga. 


Modelo do galeão frente aos destroços de uma antiga fragata do Tejo. 


Construção maciça da buçarda. Esta opção construtiva visa definir e apurar os contornos dianteiros do galeão. Nos séculos XVI e XVII as proas eram arredondadas. Depois de devidamente moldados, os blocos de madeira de cada lado da peça axial vão dar apoio ao forro na definição de um contorno arredondado harmonioso e simétrico.

Os blocos da buçarda são moldados para obter o arredondamento pretendido. O excesso de madeira é removido com a ajuda de uma lima rotativa, para desbaste em velocidade e de uma lima tradicional para efectuar o desbaste de pormenor.